Para os membros que recebem uma luz EPS e perda de assistência, seus revendedores ainda podem puxar os códigos, eles simplesmente não parecem saber como trabalhar com o HDS (Honda Diagnostic Scanner).
O sistema EPS tem dois níveis de falhas. Ambos acendem uma luz EPS.
A falha de segurança de nível 1 ocorre quando a ECU EPS perde a comunicação com o barramento CAN. A sensação da direção muda (fica mais leve), mas não interrompe a assistência.
A falha de segurança de nível 2 ocorre quando a ECU EPS recebe sinais conflitantes do sensor de torque (na parte superior da cremalheira), quando detecta correntes anormais do motor, quando detecta baixa voltagem do carro (abaixo de 9V) ou quando detecta uma falha no resolver do motor.
Este último parece ser o que a maioria das pessoas está experimentando. Não há realmente nada que você possa fazer além de levá-lo ao revendedor. Se a luz estiver apagada, o revendedor precisa conectar o HDS e entrar no menu EPS. Eles precisarão puxar os códigos históricos. TODAS AS VEZES que a luz EPS acende, um código é armazenado. Vários códigos são visíveis, mas os dados congelados existem apenas para o último código de nível 2. Dados congelados são tudo o que a ECU EPS sabe no momento da falha... Acelerador, Marcha, Velocidade, Temperatura do motor, Torque da direção, Tensão da bateria...
Se o seu revendedor conectar a ECU corretamente, da próxima vez que eles conectarem o HDS, os dados serão automaticamente carregados para a American Honda, onde os engenheiros podem acessá-los.
Fora isso, sei que houve problemas com danos no chicote EPS devido ao calor dos coletores de reposição... mas, dado o número de pessoas reclamando, duvido que isso esteja acontecendo.
Houve ocorrências da ECU EPS não ter um bom aterramento. A ECU é montada na parte inferior da coluna A do lado do passageiro... bem ao lado dos pés dos passageiros. Se você remover essa tampa, a ECU EPS é a caixa prateada de 6x6" montada em um suporte. Ela tem alguns fios de bitola bem grossa indo para ela. O aterramento da ECU é o fio preto menor que é parafusado na chapa metálica (acima da caixa, eu acho). Se a fábrica estragou e não usou um parafuso de aterramento que corta a tinta... o aterramento é fraco e pode causar falhas intermitentes de nível 2... a ECU registraria isso como falhas de tensão.
Outra possível causa é a baixa tensão da bateria... o que faz sentido em temperaturas extremamente baixas. A tensão da bateria cai consideravelmente durante a partida... se cair abaixo de 9V, a ECU EPS disparará.
Isso é tudo que eu tenho, pessoal, vá a um revendedor e puxe esses códigos históricos. A engenharia da Honda poderá vê-lo e um TSB poderá ser emitido assim que a causa raiz for resolvida.
SWRT