8th Generation Honda Civic Forum banner

Quilometragem comum para substituir a bomba de água para manutenção preventiva

14K views 19 replies 10 participants last post by  weissbier  
#1 · (Edited)
Olá pessoal,

Como diz o título, qual é a quilometragem comum para a bomba de água apresentar sinais de falha? Quero substituir a bomba de água agora como manutenção preventiva para não arriscar superaquecer o motor, mas o preço de $160 para a peça OEM está me irritando. Estaria jogando meu dinheiro fora ao substituí-la agora e não ter que lidar com isso mais tarde? Ou devo apenas esperar? Qualquer resposta é apreciada. Obrigado.

#4 · (Edited)
Quantas milhas tem o carro? Pessoalmente, eu não substituiria uma bomba de água se ela não estivesse vazando.
164k. Pergunto isso para manutenção preventiva, embora eu ainda não tenha olhado para o orifício de vazamento. Tive que adicionar líquido de arrefecimento ao reservatório hoje, pois estava um pouco abaixo do normal. Vou olhar e ver se consigo identificar um vazamento amanhã.

#8 · (Edited)
Verifiquei o orifício de inspeção (do qual tenho certeza que estava olhando?) e estava seco, sem vazamentos. O bloco também está seco. Anexei um link caso vocês pudessem me dizer se estou olhando para o buraco certo.

Também troquei a correia serpentina hoje. Fico feliz por tê-la substituído antes da falha.
243742

Ao mexer nas polias, descobri que a polia tensora está fazendo um barulho quando a giro. Não tenho certeza se a polia tensora está gasta, mas posso substituí-la junto com a bomba d'água. Por enquanto, como a bomba d'água não está vazando, não vou mexer nela, mas quando atingir 170 mil (164 mil no momento), substituirei os dois itens apenas para ficar seguro. Esta pode ser a causa do chiado que estou ouvindo quando passo de 40 MPH. Aqui está um vídeo do ruído que consegui gravar.

#10 ·
Na época em que todas as Hondas eram movidas por correia dentada, eu sempre substituía a bomba d'água (e o termostato, a tampa do radiador, as mangueiras do líquido de arrefecimento, as correias de transmissão, o ajuste das válvulas, etc.) ao substituir a correia dentada (a cada 100.000 milhas). Agora, esses carros são movidos por corrente, então não há intervalo de serviço regular no sistema de distribuição. Então, no meu 8º gen, substituí a bomba d'água aos 150.000 km por precaução. Ainda substituí o termostato, a tampa do radiador, as mangueiras e a correia serpentina aos 100.000 km. Se você pode pagar a diferença de preço, definitivamente vá de OEM. Trabalhei com carros a vida toda, trabalhei em oficinas e trabalhei no ramo de peças e posso dizer por experiência própria que as peças de reposição são uma aposta. Especialmente quando substituí-las exige muita mão de obra.

#11 · (Edited)
Na época em que todas as Hondas eram movidas por correia dentada, eu sempre substituía a bomba d'água (e o termostato, a tampa do radiador, as mangueiras do líquido de arrefecimento, as correias de transmissão, a regulagem das válvulas, etc.) ao fazer a substituição da correia dentada (a cada 100.000 milhas). Agora, esses carros são movidos por corrente, então não há intervalo de serviço regular no sistema de distribuição. Então, no meu 8º gen, substituí a bomba d'água aos 150k para prevenção. Eu ainda substituí o t stat, a tampa do radiador, as mangueiras e a correia serpentina aos 100k. Se você pode pagar a diferença de preço, definitivamente vá de OEM. Eu trabalhei em carros a vida toda, trabalhei em oficinas e trabalhei no ramo de peças e posso dizer por experiência que as peças de reposição são uma aposta. Especialmente quando substituí-las é trabalhoso.
Eu sempre evito a rota do mercado de reposição. Peças genuínas são o único caminho a seguir. Se o tensor não custasse $250, eu mudaria tudo agora, mesmo que a bomba d'água não estivesse vazando.

#15 ·
Hmm, talvez tenha que adiar um pouco mais......

Eu provavelmente substituiria o meu por causa da idade.
Obrigado pessoal pela conversa. Comecei a pensar na minha bomba de água também como medida preventiva, estou com 90 mil. Sem problemas com vazamento de líquido de arrefecimento ou superaquecimento, mas a última coisa que quero é que meu motor aqueça e que uma bomba estrague. Acho que vou esperar um pouco mais, economizar dinheiro e fazer isso com a troca.

#20 ·
Estou substituindo a bomba d'água do meu fd2 junto com o conjunto do termostato, mangueiras do radiador, correia serpentina e líquido de arrefecimento tipo 2 (todos OEM).

A única coisa que acho que vou reutilizar é o tensor, se ainda estiver bom.

Meu fd 2 já tem 19 anos e rodou 153k++ kms, então acho que agora é uma boa hora, mesmo que eu realmente não tenha encontrado nenhum problema desde que troquei o radiador há 2 anos. E sim, eu não usei um líquido de arrefecimento Honda tipo 2 na época (apenas um substituto que é compatível e tem as mesmas especificações tipo 2 (devido a restrições de orçamento)), então acho que essa é uma das razões pelas quais estou fazendo essa manutenção agora.